Os chamados “sorrisos gengivais” são aqueles sorrisos que mostram a gengiva superior de forma desproporcional em relação aos dentes e lábios.
Na Biomedicina Estética entendemos que um sorriso harmonioso e de acordo com um padrão simétrico de beleza não deve mostrar mais do que 1 ou 2 milímetros da gengiva. Se passar disso, tem-se uma assimetria facial, o que prejudica a beleza do rosto.
Quem possui essa assimetria facial sabe o quanto pode ser incômodo conviver com ela. Muitos pacientes relatam que não sentem-se satisfeitos com a forma de sorrir e, muitas vezes, costumam não sorrir ou mesmo, colocar a mão em frente a boca para disfarçar.
Entre as principais causas do sorriso gengival estão:
- Lábio superior mais curto que o normal (no sentido vertical)
- Dentes menores que o normal, desproporcionais aos lábios e gengivas
- Problemas ortodônticos
- Padrão biotipológico facial com sua medida vertical (altura do rosto) alterada para maior, tecnicamente são os pacientes chamados de “dólicofaciais”
- Atividade exagerada (exacerbada) dos músculos que elevam o lábio superior
- Formato de boca que pode estar alterado, reduzido e/ou com a parte posterior projetada para a frente e as laterais estreitadas
Atualmente, entre as opções de tratamentos para corrigir o sorriso gengival, está a aplicação da Toxina Botulínica, um procedimento não cirúrgico e minimamente invasivo, que não necessita de anestesia ou pós-operatório. O uso da Toxina Botulínica é indicado a homens e mulheres, a partir de 18 anos. O procedimento tem duração de em média 15 minutos. A Toxina Botulínica é injetada dentro dos músculos responsáveis pela elevação do sorriso através de agulhas finas, causando uma fraqueza muscular localizada, controlada e reversível, aliviando a expressão e consequentemente a assimetria. Nas primeiras 48 horas após a aplicação já é possível observar os efeitos da toxina, mas somente após duas semanas é que o tratamento terá efeito completo.
Em média os resultados da aplicação duram de 4 a 6 meses, quando uma nova aplicação é necessária. Durante o primeiro ano do tratamento, indicamos os pacientes a realizarem a aplicação da Toxina Botulínica a cada 4 meses, e a partir do segundo, a cada 6.
A Toxina Botulínica é uma excelente opção para pacientes onde não se é indicada a cirurgia de correção gengival (gengivectomia ou aumento de coroa clínica), ou ainda, para aqueles que não estão dispostos a realizar um processo cirúrgico para minimizar esse problema. Muitas vezes são necessários uma série de tratamentos para se chegar a um bom resultado. Em alguns casos, indicamos associar o tratamento com Toxina Botulínica ao preenchimento labial semi-permanente. Outra opção é associar os tratamentos biomédicos com tratamentos odontológicos.
Temos parcerias com alguns consultórios odontológicos da região de Itapema/SC, Balneário Camboriú/SC e Porto Alegre/RS.
Balneário Camboriú: Consultório Odontológico Dra. Camila N. Giacomazzi, Rua 2350, número 255. Telefone: (47) 33609325.
Para o tratamento do sorriso gengival, inicialmente é necessário um correto e preciso diagnóstico de um biomédico esteta. Por isso, se você não estiver satisfeito com sua forma de sorrir em função do sorriso gengival, agende uma consulta conosco e tenha um sorriso estético e belo. Sua auto-estima, sua auto-imagem e seu bem-estar agradecerão!
Fonte das Imagens: Caras
Atenciosamente,
Dra. Lígia Regina Ribas Schwieder – CRBM5 0732
Biomédica com habilitação em Patologia Clínica (Análises Clínicas), Histologia Humana e Biomedicina Estética.
3 Comentários
Amanda
Boa tarde
Tenho sorriso gengival e estou interessada na técnica descrita. Gostaria de informações quanto a valores..se há contra indicações.
Moro em Camboriú
(47)99584830
Debora
Oi
Elena Rodrigues
Eu tenho o sorriso gengival que me incomoda muito, me interessei por esse método e gostaria de saber o valor por aplicação. Moro em camboriú.